Cabos de energia podem emitir carga perigosa

LONDRES. Pessoas que moram próximas a fios condutores de energia suspensos podem ter até 29% a mais de chances de desenvolver tumores, principalmente cânceres de pulmão. É o que indica um estudo realizado pelo físico britânico Denis Henshaw, da Universidade de Bristol. Em entrevista à rádio inglesa BBC, Henshaw reforçou a teoria de que o contato de seres humanos com campos eletromagnéticos acarretariam problemas de saúde.

Segundo o cientista, os cabos de energia emitem partículas que ionizam o ar atmosférico, fazendo-o ficar recheado de cargas positivas e negativas, que são lançadas no meio ambiente pelo vento.

- É como se as partículas do ar ficassem eletrificadas. Uma vez inaladas, é muito mais provável que se instalem no pulmão, podendo levar ao câncer. Acredito que pessoas que morem a um raio de até 400 metros desses fios corram mais riscos - explicou o cientistas, que promete publicar em breve o estudo.

Denis Henshaw, no entanto, frisou que as pesquisas ainda não estão concluídas. E lembrou que elas dizem respeito somente a condutores de energia, e não a campos eletromagnéticos.

O departamento de Energia da Grã-Bretanha declarou que já gastou mais de US$ 500 milhões, nos últimos 20 anos, em estudos semelhantes ao de Henshaw. Todas as pesquisas reforçaram a segurança dos cabos suspensos do solo como condutores de energia.

Publicado em: 29/11/2018

Fonte: Denis Henshaw, Universidade de Bristol

ANT PRÓX

Principais Serviços na Área Ambiental

20 anos de Mercado

Com 20 anos de mercado, nosso time de profissionais estão preparados para fornecer serviços de alta qualidade na área de consultoria ambiental, hidrologia, topografia e segurança do trabalho, para o setor energético. Para PCH, realizamos Estudos de Impacto Ambiental, Relatórios de Impacto do Meio Ambiente, Estudos de Arqueologia, Estudos e Antropologia, consultoria nas linhas de Transmissão e Subestações.

Portfólio da Bioenerg

Conheça os trabalhos que Bioenerg realizou e está realizando

Precisando de Suporte?

A Bioenerg Brasil conta com uma Equipe qualificada de profissionais técnicos para melhor atender seu emprendimento.
Entre em contato conosco.
FALE COM A BIOENERG