FEPAM Licencia o Maior Complexo Eólico do Rio Grande do Sul.

O licenciamento ambiental que viabiliza a implantação do maior empreendimento de energia eólica no Rio Grande do Sul, o Complexo Eólico de São José do Norte, foi entregue dia 24/04/2018, pelo governador José Ivo Sartori e a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini.

A licença concedida para a empresa Ventos do Atlântico para geração de energia eólica é a maior já autorizada em um único documento licenciatório. Com potência total de 870 MW, o complexo supera as potências já viabilizadas, que não excediam 400 MW. Além da geração de energia limpa, a licença concede a possibilidade de instalação de uma linha de transmissão de energia de 230kV que irá conectar a subestação Ventos do Atlântico à subestação Povo Novo, no município de Rio Grande, integrando-a assim ao Sistema Interligado Nacional. O investimento privado será de R$ 4 bilhões.

Localizado no distrito de Bojuru, em São José do Norte, o Complexo Eólico Ventos do Atlântico ocupará uma área de 15,8 mil hectares na região eólica Costa Leste da Laguna dos Patos sendo prevista a instalação 290 aerogeradores de 3,0 MW de potência cada, distribuídos em 32 Centrais Geradoras Eólicas. A Linha de Transmissão Ventos do Atlântico terá extensão de 63,60 km, incluindo trechos aéreos, subterrâneos e subaquáticos.

Grande parte da área do empreendimento é ocupada por plantios extensivos de pinus destinados à extração de resina e madeira. No processo de licenciamento, a Fepam determinou que os aerogeradores devem manter distância segura em relação à praia e também à BR 101. Solicitou, em caráter mitigatório, que seja apresentado projeto de recuperação de áreas degradadas e também a supressão e o controle da invasão de pinus, utilizando técnicas adequadas.

Publicado em: 04/01/2019

Fonte: FEPAM – Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler

ANT PRÓX

Principais Serviços na Área Ambiental

20 anos de Mercado

Com 20 anos de mercado, nosso time de profissionais estão preparados para fornecer serviços de alta qualidade na área de consultoria ambiental, hidrologia, topografia e segurança do trabalho, para o setor energético. Para PCH, realizamos Estudos de Impacto Ambiental, Relatórios de Impacto do Meio Ambiente, Estudos de Arqueologia, Estudos e Antropologia, consultoria nas linhas de Transmissão e Subestações.

Portfólio da Bioenerg

Conheça os trabalhos que Bioenerg realizou e está realizando

Precisando de Suporte?

A Bioenerg Brasil conta com uma Equipe qualificada de profissionais técnicos para melhor atender seu emprendimento.
Entre em contato conosco.
FALE COM A BIOENERG