Brasil possui três rotas de Aves Limícolas.

As aves limícolas migratórias são espécies que têm pernas mais altas e bicos mais compridos para se alimentar de pequenos animais que se enterram na areia ou estão na superfície da água. Elas realizam anualmente as mais extensas migrações internacionais e são consideradas patrimônio dos países por onde passam. Algumas se deslocam por mais de 30 mil quilômetros por ano. No país, essa missão é capitaneada pelo Ministério do Meio Ambiente e vinculadas.

O MMA coordena a Convenção sobre Espécies Migratórias no Brasil e conta com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na implementação dos Planos de Ação Nacionais para a Conservação da Biodiversidade, que inclui o Plano de Ação Nacional para a Conservação das Aves Limícolas Migratórias.

DIVERSIDADE

Com cerca de 20% de seu território composto por áreas úmidas, o Brasil possui registro de mais de 40 diferentes espécies, diversos sítios de invernada de aves que se reproduzem no Ártico e ao sul do país (Patagônia) e três rotas reconhecidas: a do Brasil Central, da Amazônia e a Atlântica. O Parque Nacional da Lagoa do Peixe, no Rio Grande do Sul, é um dos principais sítios de invernada de aves limícolas migratórias no Brasil e algumas espécies também se reproduzem na região.

A unidade Lagoa do Peixe é um dos 20 sítios Ramsar brasileiros, que são áreas úmidas de reconhecimento internacional. O título é concedido pela Convenção de Ramsar, tratado intergovernamental para promover a cooperação entre países na conservação e no uso racional de áreas úmidas no mundo. Atualmente, 169 nações são signatárias do tratado, inclusive o Brasil, que aderiu em 1993.

Publicado em: 26/12/2018

Fonte: Ministério do Meio Ambiente

ANT PRÓX

Principais Serviços na Área Ambiental

20 anos de Mercado

Com 20 anos de mercado, nosso time de profissionais estão preparados para fornecer serviços de alta qualidade na área de consultoria ambiental, hidrologia, topografia e segurança do trabalho, para o setor energético. Para PCH, realizamos Estudos de Impacto Ambiental, Relatórios de Impacto do Meio Ambiente, Estudos de Arqueologia, Estudos e Antropologia, consultoria nas linhas de Transmissão e Subestações.

Portfólio da Bioenerg

Conheça os trabalhos que Bioenerg realizou e está realizando

Precisando de Suporte?

A Bioenerg Brasil conta com uma Equipe qualificada de profissionais técnicos para melhor atender seu emprendimento.
Entre em contato conosco.
FALE COM A BIOENERG